informativo, lol, opinião

Deixados quatro pros mortos

Se tem uma empresa de jogos que tem roubado a cena nos últimos anos, essa é a Valve. Dona de uma biblioteca de jogos muito conhecida como Half-Life, Team Fortress, Portal, Counter Strike dentre outros, até o super avançado Source Engine, licenciado para várias empresas.

Só isso? Claro que não, a Valve também é a dona do Steam, serviço de distribuição digital de jogos, que é um jeito excelente de comprá-los a preços bem mais justos dos que são oferecidos no Brasil por culpa dos impostos. A Valve ownou bonito os políticos do país.

lula21
Ah se eu pego essa vauvi!

Só que esse post não tem só como objetivo puxar o saco da Valve, mas também falar sobre seu último jogo que foi considerado o jogo do ano em 2008 e se tornou uma mina de ouro, chamado Left 4 Dead.

Mera coincidência com a foto acima.
Mera coincidência com a foto acima.

O jogo se passa após uma pandemia apocalíptica onde 4 pessoas (Bill, Francis, Louis e Zoey) devem sobreviver de hordas gigantes de zumbis (por isso o nome do jogo). É um jogo de tiro em primeira pessoa onde você joga sempre com a companhia de mais 3 personagens (podendo ser bots ou humanos). O clima do jogo é bem parecido com o do trailer abaixo. Francis é o tatuado, o Bill é o veterano de guerra, Louis é o cara de gravata e Zoey é a garota.

O objetivo do jogo é sobreviver no meio de vários ataques surpresas de hordas de zumbis usando a cooperação e o trabalho em equipe. Se seu contador de vidas chegar a zero, você fica incapacitado no chão até que outro membro do seu time te ajude a levantar, o que custa alguns segundos valiosos durante o combate. Enquanto você está incapacitado um novo contador começa a decrescer, principalmente se você estiver sendo atacado pelos zumbis. Se esse segundo contador chegar a zero, você bate as botas de vez.

É divertido jogar com outros amigos, mas se torna um pé no saco jogar com os bots. Depender dos bots pra te salvar quando você estiver incapacitado não é certo, então tome cuidado caso se afaste muito deles. Outro problema é que os bots são kamikazes, então não se importam de entrar na sua frente enquanto você estiver atirando. Tiro amigo atinge eles. E eles ainda reclamam quando saltam na sua frente durante os tiros o.O

SAI DAI MENINA SE VAI MORE
SAI DAI MENINA SE VAI MORE

Pra ferrar ainda mais com sua vida, existem zumbis especiais que precisam de uma certa estratégia e cuidado para serem derrotados. Eles sempre aparecem, alguns uma única vez por nível. Normalmente cada cenário possui 5 níveis.

Um deles se chama Smoker, um zumbi linguarudo que te ataca na surdina e prende um membro do seu time pela língua, que só pode ser salvo se outro membro do time o salvar. Do contrário ele fica preso até a morte.

Outro é o Boomer, um gordão que caso se aproxime muito de você, te ataca com vômito. O vômito não tira a sua vida, mas atrai imediatamente a atenção de uma horda de zumbis que aparece sabe-se lá de onde na sua direção.  Só é possível escapar dos ataques do Boomer atirando nele de longe.

Também tem o Hunter, outro zumbi que salta alturas longas na sua direção e se ele fizer isso você também fica preso até que alguém te salve.

Um dos piores é o Tank, um zumbi gigante que é capaz de incapacitar seu time inteiro com um golpe só e pode levar milhares de tiros até morrer. É quase certo que alguém do seu time irá morrer quando ele aparecer. Cada zumbi faz um barulho específico, então você saberá quando um deles estiver perto.

draft_lens4361392module30765182photo_1241201317MeetTheZombies

E por fim, a Witch que é um dos mais desgraçados. Ela fica chorando em algum canto aleatório da fase e se algum sobrevivente chegar muito perto dela e ela levantar… ela mata. Com um só golpe. Pior que as vezes ela fica na frente de uma porta que você é obrigado a passar.

Alguns ítens são necessários para avançar pelo cenário. Além dos coquetéis molotov, também existem as pipe bombs, que são bombas que fazem barulho e atraem a atenção de bandos de zumbi, explodindo-os de uma só vez. Essas fazem a diferença se bem utilizadas em momentos estratégicos ou até mesmos desesperados do combate. Pra recuperar sua vida existe um kit de primeiro socorros e pílulas, que funcionam como analgésicos, recuperando energia temporariamente. Além de um grande arsenal de armas que vão desde um revolver até uma sniper.

Há outras novidades, como o ambiente cinematográfico, dando a aparentar que tudo não passa de um filme B clichezão, a música que tem papel fundamental em informar ataques de zumbis especiais ou comuns e o Diretor. Ele nada mais é do que uma IA complexa que determina os acontecimentos do jogo de acordo com a “atuação” dos jogadores. Se ele achar que tá tudo tranquilo e os jogadores estão numa posição que os deixa mais encurralados, surge uma horda de zumbis na sua direção. E ela pode ser gigantesca. A posição dos zumbis especiais, dos ítens ou até mesmo de armas e munição das fases é determinada por ele. Se jogar na dificuldade mais difícil, espere por um diretor sacana e masoquista. Mas nada no nível do Tibia obviamente.

Pra encerrar o post, algumas paródias feitas pro jogo que foram postadas no Youtube.

Anúncios

4 comentários sobre “Deixados quatro pros mortos

  1. Que isso Sereburo?? Post Pago??

    gostou mesmo do jogo eim..

    kkkk dei pala das paródias mesmo sem ter jogado o jogo..

  2. Pô nem é pago, no meio do post eu critico sério a IA do jogo, principalmente dos bots. Mas ainda assim ele é bom.

  3. Esse jogo é foda demais! Um dos meus preferidos pra jogar em multiplayer!
    A gente até desenvolveu um “Algoritmo de Tanker” pra vencer o Tanker no nível Impossible no multiplayer.. haeuhuaehuaehu
    O 2 tá quase lançando né?

    1. Cara, quem dera existisse um jeito de ensinar o algoritmo do tanker pros bots… eu tenho raiva deles, não consigo mais jogar com eles de tanta merda que eles fazem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s