preview

c2preview: Google Chrome OS

O Google, que é uma empresa muito próxima da c2, nos enviou uma cópia única do Sistema Operacional Chrome OS que só será lançado ano que vem.

Pro resto do mundo a empresa só liberou o código fonte. Então mostraremos algumas screenshots aqui (clique nas imagems para ver em tamanho maior. Dica: abra em outra aba).

Segue uma foto da capa do CD que recebemos:

Pra quem quer conhecer o visual do sistema basta conhecer o navegador Chrome. É totalmente aquele visual e em tela cheia.

Para se fazer o login no sistema é necessário uma conta do Google. Lembrem-se que é um sistema operacional voltado para netbooks e que tudo rodará nas nuvens.

Aba Principal

Tudo no sistema é uma aba. E da mesma forma do navegador, cada aba é um processo independente.

Youtube já vem prontinho pra ser usado

O Boot parece que vai ser realmente muito rápido! Algo em torno de 5 segundos.

Xadrez da Aba Principal

O sistema se recupera quando desligado incorretamente, assim como o navegador. Detalhe para mostrador de bateria
#FAIL

Uma coisa curiosa é que não existe uma opção para desligar. Levando em conta que o sistema virá apenas em hardwares homologados pelo Google, pode ser que exista algo padronizado em relação ao botão de power que manda o sinal para desligar o dispositivo.

Um fato interessante de se usar o modelo de Cloud Computing é estar livre de vírus/malwares pois, como a princípio aplicativos não serão instalados, o sistema operacional pode se restaurar sem se preocupar com perda de dados.

Logo depois que o código saiu muitas pessoas constataram que o sistema é totalmente baseado no Ubuntu. Cheguei a ler relatos (se não me engano do @alganet) de que indo para o terminal podia se ler Karmic Koala, versão atual do Ubuntu.

O que nos resta é esperar até ano que vem para ver a versão final do sistema e, a partir daí, o mundo começará de fato a entrar na era das nuvens.

Pra terminar um vídeo do sistema rodando:

PS: Pra quem não está conseguindo logar na máquina virtual por problemas de conexões , tente o usuário chronos@gmail.com sem senha (dica do @rodrigocapixaba) . É um login offline. (depois que entrei com esse usuário, marquei a opção de Adaptador 1 (de rede) no VirtualBox e conectou.

Update: Binário para rodar o Chrome com interface do ChromeOS no Linux http://www.4shared.com/account/file/158309439/16f58acf/chrome-chromeos.html (Feche qualquer instância do Chrome antes de rodar, não precisa instalar nada)

Anúncios

5 comentários sobre “c2preview: Google Chrome OS

  1. Chique demaaaaais da conta!
    Google é o rei (mas C2 é deus, q fique bem claro)
    Perdão, Google, pela blasfêmia!

    Mas agora sério, isso aí junto com essa idéia q tá surgindo hoje em dia de executar jogos em servidores super potentes, fazendo apenas o streaming das imagens renderizadas pro PC… joguim vai rodar no Chrome FÁCIL!! Adeus, Linux sem diversão ahuhauahu

  2. antimousec2: deixe de ser doido. Chrome OS é um Sistema baseado no Codigo Linux, nao pense que voce vai rodar jogos que nao.

    1. Rsrsrsrsr, bobim ocê, num entendeu nada.
      Vai rodar jogos sim, pq não vai precisar instalar. Os jogos serão executados em servidores. Vc não precisa ter Windows instalado pra isso. Got it?

  3. @Sereburo: O que ele falou é perfeitamente possível… e provável. Mesmo que os futuros serviços de games na nuvem usem um cliente próprio (improvável), provavelmente ele será multiplataforma. Já está demonstrado que com uma boa largura de banda stream de games é viável.

    O chrome tem um potencial enorme. Espera só ele sair dos círculos de desenvolvedores e começar a ser usado pelo povão. Eu diria que mais de 80% dos usuários médios usa apenas a internet, msn e office em seu computador. O chrome é uma solução muito atraente para esse mercado.

    Quem precisa comprar um ‘trambolho’ de R$2.000 quando computador portátil de apenas R$500 é tudo o que a maioria precisa? A proposta do Google de fato tem no mínimo um grande potencial. Se dará certo, veremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s