gamedev

Mais engines – UDK e Unity 3D

Olá caríssimos rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Vocês se lembram do último post da C2 sobre engines de jogos, feito pelo @marcoc2, citando as 10 melhores engines de jogos na opinião da IGN (clique aqui para visualizar o post). Bom, para aqueles que são fãs da Unreal e são desenvolvedores hobbystas de jogos ou mesmo profissionais, saiu uma notícia boa (já tem umas 3 semanas, porque eu esqueci de postar aqui kkk, mas vai assim mesmo). A Unreal finalmente disponibilizou gratuitamente uma versão do seu kit de desenvolvimento, chamado de UDK (Unreal Development Kit). O kit vem completo, permitindo você criar seus jogos sem nenhum custo usando a versão 3 da Unreal Engine. É claro que se você pretende vender seu jogo, aí você precisa pagar uma licença inicial de 99 dólares. Se o seu jogo começar a vender bem, após um lucro de 5000 dólares, você começa a pagar para a Unreal 25% de todos os seus lucros subsequentes. Parece muita coisa, mas se for parar para analisar, não é tanto assim. E vale a pena, uma vez que você só vai ter que pagar se você conseguir vender seu jogo (com exceção dos 99 dólares, que você tem que pagar de qualquer maneira).

Whizzle, jogo desenvolvido com a UDK

Para quem quiser testar a UDK, basta entrar aqui e fazer o download. Tem inclusive alguns jogos pra baixar feitos com a UDK. O jogo Whizzle disponibiliza inclusive o código fonte.

Outra engine muito boa que recentemente ficou gratuita também é a Unity 3D. Antes, a versão Indie custava 200 dólares, agora ela pode ser baixada gratuitamente no site da engine. A Unity é bastante poderosa e ela possui inclusive um plugin que permite rodar um jogo no seu browser. Rodei no meu Google Chrome um demo muito legal, graficamente muito bem trabalhado, com altos efeitos de iluminação e praticamente não houve slowdown. A Unity 3D trabalha com C#, que é uma linguagem bem mais simples que C++. O vídeo abaixo mostra um demo da engine rodando no browser. Mesmo com minha placa de vídeo vagabunda do notebook, rodou muito bem.

That’s all, folks. A fonte das notícias é uma newsletter que eu recebi da Unidev, qualquer coisa só entrar no site deles que tem algumas discussões e artigos sobre o assunto, embora hoje em dia a Unidev esteja meio caidinha. Já foi melhor aquilo lá.

Abraços!
@antimouse

Anúncios

2 comentários sobre “Mais engines – UDK e Unity 3D

  1. Nada, é a informalidade que sempre caracterizou a C2. É o velho esquema “Chute a porta e faça uma entrevista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s