opinião

Geração Spoiler

O lançamento de Starcraft 2 me fez refletir sobre o atual processo de desenvolvimento dos jogos. Não no desenvolvimento em si, mas nas informações publicadas pela empresa desenvolvedora durante o processo.

O primeiro trailer de Starcraft 2 saiu em meados de 2007 e logo depois (ou na mesma época) a Blizzard criou um site do jogo com atualizações regulares contendo informações sobre o jogo, na maior parte sobre as unidades e estruturas. Ou seja, durante esses anos de desenvolvimento o cara viu quase tudo que ia aparecer no jogo. Agora o jogo saiu (27 de Julho) e cadê as surpresas? Cadê aquele momento “CARAMBA EU NEM IMAGINAVA ISSO!!” ou “BLASTOOOOOOOOOOOOOOISEEEEE!!!” ??

É meus amigos, estamos vivendo numa geração sedenta por informação. E a sede é tanta que as pessoas não importam de saber o final da história daquela série muito antes do episódio ir ao ar.

Outro caso que nosso amigo @sereburo lembra foi do último Metal Gear. Ai vai o trecho da conversa com reprodução devidamente autorizada pelo autor:

isso aconteceu com metal gear de ps3 tb
tipo, teve mt gente reclamando que parecia q tinha jogado ele todo, de tanta informação que pipocou durante o desenvolvimento…
E depois ele lembra da época de ouro: a época dos cartuchos. Uma época sem a internet pra vomitar informação na sua cara. Uma época onde você via ali, na prateleira da locadora, um cartucho de um jogo muito bom e até famoso, mas nunca tinha nem ouvido falar dele (e provavelmente já tinha até sido lançado há meses/anos).
e q isso contrasta seriamente com a epoca dos cartuchos onde geralmente a gente só ouvia falar de um jogo já na loja ou em locadoras
eu acho q isso influencia um pouco na hora de jogar, pq vc perde muito da surpresa q teria vendo o jogo todo pela primeira vez quando for jogar
“Mas no final das contas, meua migo, você tá condenando tal atitude ou concordando??” – Eu to condenando, mas eu to velho minha opinião não conta. ……………..brinks
Na verdade é só para pensarmos um pouco nessa mudança e onde isso vai nos levar. O imediatismo causado pela disseminação de informação da internet tem suas óbvias vantagens, mas acredito que existam pessoas que gostam de esperar o jogo ou filme pronto para poder se surpreender e, assim, ter uma melhor experiência ao degustar a obra. Mas também acredito que a especulação dos fãs a cerca de um lançamento seja divertido para eles, tão quanto é a surpresa para os mais tradicionais.
Termino com um comentário que li hoje e retrata muito bem uma coisa que penso:

Não sou um grande estudioso da história, mas não ficaria surpreso se, desde tempos imemoriais, cada geração que está no comando da sociedade ache que a sua sucessora seja o fim da humanidade.

Seguindo o raciocínio desta gente, os humanos tiveram seu ápice na África, em 100.000 a.C. verbeat.org – marcus

Então é isso galera. Próximo post falará sobre multiplayer entre jogos iOS e Android *SPOILER* Aguardem por mais detalhes sobre o post que virá em breve

Anúncios

3 comentários sobre “Geração Spoiler

  1. Nunca parei pra pensar nisso, mas faz muito sentido, pq realmente os jogos de hoje não estimulam muito. E os q eu mais gosto normalmente são os q ninguém joga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s