Nas últimas semanas estive testando as versões mais recentes dos emuladores de consoles da era 32-bit pra frente e achei que valia relatar o que vi nos testes. Incluí link pra download baseando em releases de Windows, mas a maioria possui build para Linux também. Caso queira ver as imagens do post no tamanho original é só abrir em outra aba com o botão direito.

Playstation: ePSXe 2.0.0

Emuladores de Playstation sempre funcionaram eficientemente. A novidade aqui (pra mim) é que existe disponível na internet uma grande variedade de shaders de pós-processamento para o plugin gráfico padrão.

Outra característica interessante do ePSXe e de outros emuladores de Playstation é que se o usuário não está satisfeito com o plugin gráfico padrão pode escolher entre vários plugins gráficos disponíveis, ao alcance de algumas pesquisas no Google.

epsxe_plugins
Algumas opções de plugins testadas

O ePSXe consegue melhorar bastante o gráfico dos jogos 3D de PSX que foram criados para rodar numa resolução de até 480p. Porém, apesar de tudo ficar mais polido, os polígonos parecem ficar dançando na tela, como se a posição dos vértices variasse a cada quadro. Talvez alguma configuração ajuste isso.

x6_compbfr_comp

Download: http://www.epsxe.com/download.php

Playstation 2: PCSX2 1.5

O mais famoso emulador de Playstation 2 continua evoluindo regularmente. Permitindo a resolução interna de até 4096 x 4096 o PCSX2 consegue deixar os jogos 3D muito mais polidos que no hardware original. O quanto sua máquina consegue escalar além da resolução nativa depende do hardware.

Por melhor que o PCSX2 esteja, ainda é difícil rodar alguns jogos. Nos meus testes Tekken 5 e Gran Turismo 3 não passavam de 70% de performance. Acredito que seja minha CPU que já não é tão recente e é AMD (os emuladores atuais costumam fazer extenso uso de instruções SSE3 e SS4 além de AVX, que rodam somente ou melhor em CPUs da Intel).

O PCSX2 não possui uma boa variedade de shaders para jogos 2D (pelo menos não achei), porém na maioria das vezes eles não são muito úteis já que nessa geração já não existia tantos jogos em pixel art.

katamari_comp

Download: Lista de builds automáticos do PCSX2:  http://buildbot.orphis.net/pcsx2/

PSP: PPSSPP 1.2.1

O PPSSPP me surpreendeu pelo estado avançado e performance. O emulador também escala muito bem a resolução fazendo com que os jogos nem fiquem parecendo como se fossem de portáteis. Um ponto positivo são os shaders que já vem embutidos (incluindo 5xBR) e você não precisa ficar garimpando pelos fóruns da vida.

mgacid_comp

Download: Lista de builds automáticos do PPSSPP:  http://buildbot.orphis.net/ppsspp/

Wii / GameCube: Dolphin 4.0

O Dolphin talvez seja o emulador que mais avançou desde quando começou a emular o GameCube. Na semana passada já se conseguia um build (não estável) da versão 4.0 que usava DirectX 12 para o plugin gráfico e os ganhos de performance foram bastante consideráveis (Dolphin 4.0-8933).

Citando um exemplo meu, tentei a pouco tempo atrás rodar o Metal Gear Solid: Twin Snakes no Dolphin (4.0 mesmo) e o jogo ficava lento (uns 70% da performance). Logo depois saiu esse build com DirectX 12 e o jogo ficou 100%.

Vale comentar que o Dolphin também faz milagres quando a resolução interna é maior que a nativa. Incluindo melhoria nas texturas com filtro anisotrópico.

CbUB9piWcAAyfAR

Download: Lista de builds recentes: https://dolphin-emu.org/download/

Dreamcast: nullDC 1.0.4

O nullDC está parado no tempo desde 2011, mas ele entrou nessa lista pois não testava o emulador desde 0 0.9.9. Aparentemente a equipe abandonou o projeto e começou um emulador de Dreamcast para Android chamado Reicast (muitas equipes tem feito isso pra ganhar dinheiro vendendo na PlayStore, como o ePSXe).

Surpreendentemente tudo que testei funcionou bem. o nullDC não possui muitas opções de configuração, mas a única coisa que realmente me incomodava era o aliasing que consegui resolver forçando o AA através do Painel de Controle da NVIDIA.

thps2_comp

Download: nullDC possui um GitHub oficial, mas não um site oficial. Indico baixar no emulator-zone: http://www.emulator-zone.com/doc.php/dreamcast/nulldc.

Xbox 360: Xenia

A partir daqui a gente entra numa leva de emuladores que eu não conhecia e sequer posso testar. O Xenia é o primeiro emulador funcional de Xbox 360 e possui uma lista de compatibilidade extensa o suficiente para fazer o projeto ser promissor. No Youtube já é possível ver vários videos com testes.

Download: Ele pode ser baixado na página de releases do projeto no Github https://github.com/benvanik/xenia/releases (os releases não são tão regulares, versões mais novas só compilando ou procurando builds na internet)

PS3: RCPS3

O RCPS3 surpreendeu muita gente ao conseguir rodar jogos comerciais de PS3, plataforma era muitas vezes considerada como impossível de emular devido a complexidade da arquitetura do processador Cell. Por enquanto roda jogos leves a maioria 2D. O emulador usa DirectX 12 e já iniciou uma implementação de Vulkan.

Download: Releases oficiais: http://rpcs3.net/category/downloads/ ou builds automáticos (não oficiais): http://www.emunewz.net/forum/forumdisplay.php?fid=199

Wii U: CEMU

Ainda bem que os consoles da Nintendo são sempre “fáceis” de emular e o CEMU já roda jogos como Mario Kart 8 e mostra ser outro emulador bastante promissor.

Download: http://cemu.info/index.html#download

Nintendo 3DS: Citra

O emulador de 3DS já roda jogos comerciais e tem recebido bastante atenção dos desenvolvedores. O site oficial é bem completo com novas informações sobre o projeto: https://citra-emu.org/.

Download: https://citra-emu.org/page/download

Anúncios

3 comentários sobre “O Atual Estado dos Emuladores de Consoles

  1. Que isso em @marcoc2!
    Nem parece que você escreveu isso tudo!

    Sacanagem. Mandou bem no post.
    O cara dos emuladores.

    Cadê o seu trabalho de mestrado implementado em um emulador de supernintendo?

    1. Infelizmente eu desisti depois que eu descobri que o xBR do Hyllian (que é brasileiro) é tão bom ou melhor que o meu método. Mas ainda quero continuar o aplicativo que eu estava desenvolvendo pra comparação de filtros.

      1. Infelizmente mesmo, pois cortou a oportunidade de outros julgarem algo bem feito com base em opções e comparações torcemos para que mude de idéia e não deixe o mundo ao monopólio !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s