gamedev

Mais engines – UDK e Unity 3D

Olá caríssimos rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Vocês se lembram do último post da C2 sobre engines de jogos, feito pelo @marcoc2, citando as 10 melhores engines de jogos na opinião da IGN (clique aqui para visualizar o post). Bom, para aqueles que são fãs da Unreal e são desenvolvedores hobbystas de jogos ou mesmo profissionais, saiu uma notícia boa (já tem umas 3 semanas, porque eu esqueci de postar aqui kkk, mas vai assim mesmo). A Unreal finalmente disponibilizou gratuitamente uma versão do seu kit de desenvolvimento, chamado de UDK (Unreal Development Kit). O kit vem completo, permitindo você criar seus jogos sem nenhum custo usando a versão 3 da Unreal Engine. É claro que se você pretende vender seu jogo, aí você precisa pagar uma licença inicial de 99 dólares. Se o seu jogo começar a vender bem, após um lucro de 5000 dólares, você começa a pagar para a Unreal 25% de todos os seus lucros subsequentes. Parece muita coisa, mas se for parar para analisar, não é tanto assim. E vale a pena, uma vez que você só vai ter que pagar se você conseguir vender seu jogo (com exceção dos 99 dólares, que você tem que pagar de qualquer maneira).

Whizzle, jogo desenvolvido com a UDK

Para quem quiser testar a UDK, basta entrar aqui e fazer o download. Tem inclusive alguns jogos pra baixar feitos com a UDK. O jogo Whizzle disponibiliza inclusive o código fonte.

Outra engine muito boa que recentemente ficou gratuita também é a Unity 3D. Antes, a versão Indie custava 200 dólares, agora ela pode ser baixada gratuitamente no site da engine. A Unity é bastante poderosa e ela possui inclusive um plugin que permite rodar um jogo no seu browser. Rodei no meu Google Chrome um demo muito legal, graficamente muito bem trabalhado, com altos efeitos de iluminação e praticamente não houve slowdown. A Unity 3D trabalha com C#, que é uma linguagem bem mais simples que C++. O vídeo abaixo mostra um demo da engine rodando no browser. Mesmo com minha placa de vídeo vagabunda do notebook, rodou muito bem.

That’s all, folks. A fonte das notícias é uma newsletter que eu recebi da Unidev, qualquer coisa só entrar no site deles que tem algumas discussões e artigos sobre o assunto, embora hoje em dia a Unidev esteja meio caidinha. Já foi melhor aquilo lá.

Abraços!
@antimouse

fato, lol

Anti-Tibia

Vocês se lembram do último post da C2 sobre Tibia? Deu muita polêmica, né? Foi mais polêmico que os comentários racistas do Danilo Gentili no Twitter. Aliás, a discussão rola até hoje nos comentários daquele post. Bem, naquela ocasião, fui humildemente tentar divulgar nosso post no fórum do Tibia. Acompanhe aqui esta saga de preconceito e perseverança.

Me cadastrei no fórum e resolvi postar a seguinte mensagem (vide imagem):

Minha primeira tentativa

Poucos minutos depois, um moderador desocupado foi lá e deletou meu tópico. Tudo bem, era uma pegadinha pra ganhar view pro nosso post kkk, mas quem se importa? Afinal, estamos num país livre.

Bem, aí tentei de novo né? Resolvi dar uma de Keanu Reeves e plantar uma BOMBA nesse fórum. Vejam que PELIIIGROOOOO:

Há uma BOMBA neste fórum!

Esse durou menos minutos ainda. E qual não foi a surpresa quando recebi a seguinte mensagem abaixo:

BAN

A surpresa num foi nem o ban, isso já era esperado mais cedo ou mais tarde kkkk. O que eu não imaginava era o motivo do ban. WTF?? Que raios de motivo é esse??? ANTI-TIBIA??? E olha a data de banimento… não existe. Que fórum mais mal programado, tinha que ser coisa de Tibia mesmo hauhuauhauhuha

Então quer dizer que eu não posso ser anti Tíbia. Se eu quiser entrar lá pra apresentar críticas sinceras ao jogo, eles não vão ouvir. Vão continuar no mundinho fechado ilusório deles no qual o jogo deles é perfeito, os gráficos são magníficos e existe som? Só tenho uma coisa pra dizer: LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

LIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXO
LIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXO
LIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXO
LIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXOLIXO

DESPREZO esses tibiânus! Até o jogo pirata hacker do Pikachu pra SNES é melhor kkkkk Até Kao The Kangaroo é melhor! #prontofalei

Bjos, o @antimouse agora é @antitibia kkk

gamedev

Uma empresa de jogos diferente

Titulozinho clichê pro post, eu sei… mas não achei nenhum melhor pra colocar ahuhuauha.

Resolvi fazer esse post pois achei bem interessante um artigo que eu li no Gamasutra sobre o desenvolvimento do jogo Need For Speed: Shift, recém lançado para Xbox 360. Contudo, o que tem de interessante não tem nada a ver com quais técnicas foram empregadas no desenvolvimento do jogo, e sim com a forma como a empresa Slightly Mad Studios coordenou o projeto. Eles fizeram uma coisa impensada e totalmente descreditada até então: criaram um jogo bom (segundo análises do GameDev e do Gamasutra), de grandes proporções, quase completamente de maneira remota.

A Slightly Mad Studios é uma empresa recente, se originou a partir de um grupo de modelagem, sendo NFS: Shift seu primeiro projeto. O jogo foi publicado pela Electronic Arts e obteve uma nota alta da crítica. A empresa não possui uma estrutura física. Quer dizer, ter eles até tem: um escritório em Londres. Mas a grande maioria dos seus empregados não trabalham lá. A empresa funciona de forma virtual, de maneira que uma conexão banda larga de qualidade é o único requisito para se dar ao luxo de trabalhar lá. Claro, além da experiência necessária e do comprometimento e autodisciplina, afinal de contas trabalhar remotamente no conforto do lar exige uma disciplina muito grande por parte do funcionário. Para se ter uma idéia, um dos contratados da empresa trabalha remotamente em uma ilha tropical do Oceano Índico ahuhuauha.

Basicamente, eles se reúnem no escritório em Londres algumas vezes, mas a maior parte do contato entre os membros é feito através de mensageiros instantâneos e pelo fórum da empresa. O empregado tem a obrigação de se manter atualizado com todos os acontecimentos do fórum. Se por um lado a comunicação à distância impede certos tipos de interação, como expressões faciais e entonação de voz, por outro ela permite uma melhor organização das idéias antes de passá-las adiante. Além do mais, tudo isso é armazenado nos servidores, portanto um empregado não precisa ficar se preocupando em se lembrar dos detalhes técnicos que o chefe lhe passou em determinado momento daquela longa conversa, tá tudo lá registrado.

A qualquer momento alguém pode subir uma nova versão de um código ou de um algum tipo de arte para o servidor. Problemas como códigos que não funcionam podem ocorrer, mas eles são minimizados uma vez que a empresa cobra bastante atenção com relação a isso, fazendo com que o programador crie um senso de responsabilidade maior para não se envergonhar perante seus colegas. Mesmo se isso ocorrer, normalmente é possível que algum outro programador corrija o erro ou faça uma solução provisória para não atrapalhar o andamento dos outros colegas. Além do mais, isso é um problema que pode ocorrer mesmo numa empresa física.

Uma outra vantagem citada no artigo é a diversidade de talentos que uma empresa remota permite. Por exemplo, ele cita o exemplo da empresa, que possui um programador que é um ex-piloto de corrida. O cara não é britânico. Imagina se a empresa se limitasse à Inglaterra. Quais seriam as probabilidades de se ter um cara com esse background no currículo? Mínimas! Logo, uma empresa virtual permite achar talentos espalhados pelo mundo e contratar os melhores funcionários. Sem contar que a abordagem remota estimula também o empregado a fazer horas extras, caso haja necessidade, uma vez que ele pode definir as horas em casa, sem ter que enfrentar estresses de trânsito após o trabalho, por exemplo.

Existem muitos argumentos no artigo original, que tem 4 páginas, eu não vou citar todos aqui. Mas vale a pena a ler (o link tá no final do post). A conclusão a que eles chegam é que o desenvolvimento remoto funciona. O período para testes alfa foi um dos mais curtos dos projetos já realizados pela Electronic Arts e a quantidade de trabalho extra necessário foi bastante reduzida. Além dos pontos já citados, na minha opinião trabalhar remotamente ainda evita possíveis atritos entre membros da empresa. Caso eles se xinguem no fórum, não fará diferença, já que eles não têm que trabalhar no mesmo ambiente huauhahu.

Enfim, para uma empresa que está lançando seu primeiro jogo, foi uma abordagem corajosa (fruto da forte crença que eles têm no próprio planejamento) e que acabou emplacando.

Fica aí o trailer do jogo:

Link para a matéria do Gamasutra:
A Case For Virtual Game Development – Need For Speed: Shift

c2games

O julgamento de Daniel Madeira

Esse post tem o objetivo de apresentar fatos e decidir sobre a possibilidade de extensão de prazo para Daniel Madeira, vulgo madeirac2, que ainda não postou porra coisa nenhuma aqui na C2. Tendo em vista o caráter intransferivelmente (by @SaraSalomao) profissional da C2 Games (ou C2 Entretenenem, para os íntimos), um ramo entretenedor da C2 Softwares, é necessária uma postura firme e determinada sobre a conduta deste rapaz que tantos problemas nos tem causado ultimamente.

A acusação gostaria de chamar a testemunha marcoc2:

– Senhor marcoc2, você gostaria de nos dizer qual a contribuição de madeirac2 até o presente momento?
– O sócio madeirac2 não contribuiu com nada até agora. Se resumiu a fazer comentários ofensivos, revoltados e buscando a discórdia nos posts arduamente elaborados por nossos colegas de trabalho.
– Como você definiria a postura do réu dentro da empresa?
– Inadequada, infantil e intransferivelmente irreparável.
– Obrigado, marcoc2

A defesa não está presente, pois sabe que o réu é culpado. Sendo assim, a acusação chama a próxima testemunha. tassioc2, pode entrar:

– Estagiário tassioc2,  ao adentrar nesta empresa, o que mais lhe chamou a atenção?
– A perfectibilidade e o compromisso desta empresa tão séria, que tanto contribui…
– Senhor tassioc2, isto não é uma entrevista de emprego. Não precisa puxar saco da C2 nem ter medo de retaliações, o que mais lhe chamou a atenção?
– Bom, acho que a ausência do senhor madeirac2. Não o vi em lugar algum aqui, exceto em brigas difamatórias em alguns comentários.
– Como o senhor classificaria o comportamento do réu?
– Inadequado, infantil e intransferivelmente irreparável.

O Conselho dos Dois (C2), composto por mim, antimousec2, e marcoc2, com os poderes jurídicos a ele conferidos, declara culpado o réu, sem direito a apelação. O senhor madeirac2 deverá ser imediatamente destituído do cargo de sócio majoritário da C2, através de um processo legal de quebra de contrato conhecido como “Tá fora da C2”, cargo a este a ser preenchido por um futuro membro a ser escolhido. Caso o senhor madeirac2 pague a fiança, estipulada em 10 posts no período de um mês, o caso será reaberto e reavaliado, porém, ele deverá ser admitido na empresa como trabalhador voluntário, subordinado aos estagiários ingressantes. Para que a fiança tenha validade, cada post realizado pelo réu deverá ser previamente aprovado por este conselho deliberativo.

Agradecemos a atenção de todos. Fica, assim, encerrada a sessão.

Boa noite!
Boa noite!

Agora votem na enquete na página principal kkkk

Twitter: @antimouse
Blog pessoal: AntiBlog

opinião

O Monopólio da Google kkkkk

Anteontem me deparei com essa notícia aqui:

Jogo Monopólio ganha versão online com o Google Maps de tabuleiro

Primeiro, vamos rir um bocado kkkk

Vê-se logo que o site que deu a notícia não entende NADA de jogo. Porque chamar Monopoly de Monopólio é, no mínimo, noob. Alguns podem falar “ah, mas esse é o nome do jogo em Portugal”. Eu tenho cara de português? O site que publicou a notícia é brasileiro. Ele simplesmente traduziu ao pé da letra o que ele leu no blog Mashable, que é de onde veio a notícia original. Pra quem não sabe, no Brasil esse jogo é conhecido como Banco Imobiliário, um famoso jogo de tabuleiro.

No finalzim da notícia, o cara conclui com a seguinte frase:

“Só digo o seguinte: Vladivostok é meu!”

ISSO É WAR, INFELIZ!!!! O que tem a ver Monopoly com War?? Talvez ele escreveu isso porque começou a cogitar a idéia de se ter War online também, mas whateva, não faz sentido, não tem nada a ver com a notícia principal.

Bem, agora vamos ao que interessa: o jogo. Como vocês puderam ler no link acima (espero que tenham lido), a Hasbro tá lançando uma versão do jogo Monopoly online, jogada em cima do Google Maps. Interessante, não? O jogo se chama Monopoly City Streets. Eles confirmam no blog deles que tiveram ajuda do pessoal da Google, mas ainda assim o jogo é de autoria da Hasbro. As pessoas ainda poderão contribuir com prédios criados no Google SketchUp (um programa de modelagem 3D que a Google adquiriu há alguns anos atrás). Três edificações vencedoras serão escolhidas para integrarem o conjunto de construções disponíveis no jogo. No blog do jogo tem as informações de como participar da competição, não vou colocar aqui.

O jogo foi oficialmente lançado ontem, e, desde então, eu fiquei tentando jogá-lo pra ver qual é do jogo. O jogo ficou tão sobrecarregado de gente que simplesmente não carregava a página. Num post do blog deles, foi dito que o número de acessos superou todas as expectativas deles. O blog diz que as estatísticas deles mostram uma taxa de 1.7 milhões de acessos por dia, mas que eles acham que esse número é maior ainda.

Eu finalmente consegui jogá-lo ontem pela madrugada. Veja a screenshot aí abaixo (clique para maximizar):

Interface do jogo
Interface do jogo

Pelo pouco que eu tive paciência de jogar (porque tava MUUUUUUUUUITO lento), o jogo parece ser legal. Mas não é qualquer rua no mundo que você pode comprar, como eles anunciaram anteriormente. Tentei comprar a rua onde eu morei minha infância, no saudoso Barbosa Lage, kkkkkkk e não deu. Aí comprei uma ruazinha paia lá em Los Angeles. Depois que você compra uma rua, você pode comprar prédios para colocar lá. À medida que você vai subindo de level e vai ficando mais rico, mais prédios ficam disponíveis pra você comprar. E você ainda pode sacanear as ruas dos seus amigos colocando uns hazards lá.

Acredito que o jogo será legal depois que estiver mais estável. Vamos esperar pra ver. Não é meu tipo favorito de jogo, mas parece maneiro.

Por falar em Monopólio, eu amo a Google! auhhuauhauhauhuhauhauh

gamedev

Quero fazer meu WoW!! comofas??

Bem, eu estava tirando umas dúvidas no fórum do site Gamedev.net, e aí me deparei com o tópico abaixo:

EPIC NOOBADA (by marcoc2)

Amiguinhos!
Para aqueles que querem fazer seu super World of Warcraft com a sua carinha no jogo, o mapa do seu bairro, com gráficos super legais, mais reais que a realidade… DEZIZTÃO!! kkkk

E o pior é que cada vez mais e mais tópicos surgem assim na Internet (nossa, eu escrevi internet com I maiúsculo ahaauhua, to muito certinho).

Para explicar: basicamente, não tem condições de uma pessoa sozinha fazer aquilo. Tudo que tem no jogo é um trabalho que dura no mínimo um ano. E existe uma equipe considerável por trás de tudo aquilo (alguma vez você já teve curiosidade de ver os créditos no final de algum jogo?). E isso só estamos falando do jogo, quando utiliza-se tecnologia já existente (como é o caso das engines de jogos, explicadas num post anterior de nosso caro amigo marcoc2). Se a empresa decide inovar em algo, toma ainda mais tempo, mas, obviamente, sempre se apoiando em tecnologia já existente. Pois como já diziam todos os meus professores: não é preciso reinventar a roda!

Aí vem um indivíduo, como o do post citado no início desse texto, e pergunta no fórum do Gamedev como fazer um WoW em código de máquina auhuhauhauhahuhau. Me desculpa, mas nem com uma engine pronta ele vai conseguir fazer isso sozinho, quem dirá código de máquina, uma coisa totalmente desumana e absurda de se pensar. Ninguém programa em código de máquina, simplesmente porque não há necessidade disso. Pra chegar nesse ponto, a pessoa tem que atingir um novo nível de insanidade.

Portanto, o negócio é cair na real e fazer o que dar. Não precisa ser um WoW pra ser bom.

Já existe muita informação sobre isso na internet, mas como vira e mexe aparece um desavisado, pode ser que apareça alguém que se depare com esse post e fique sedento por mais informações. Nesse caso, seguem abaixo alguns links pra ajudar a entender melhor. Os do Gamedev são em inglês. Se você não sabe, sinto muito, porque o site é ótimo kkkkk. O último link é em português. Se eu lembrar de algo depois, posto aqui.

Practical Tips for Independent Game Development

Página “For Beginners” do GameDev.net

Post da Unidev explicando sobre cada especialidade por trás de um jogo

Abraços!
Meu blog pessoal: http://antimousec2.wordpress.com

P.S.: Ah, a C2 ficou interessada, a gente quer esse WoW pra segunda-feira em cima da nossa mesa, por obséquio! kkkkkkkk

P.S. 2: Essa é a screenshot do joguim que eu fiz ontem à noite pra passar o tempo kkkk

Crise na Favela: personagem principal jogando terrorista no barraco
Crise na Favela: personagem principal jogando terrorista no barraco
opinião

FIFA ou PES?

Vim aqui falar hoje sobre essa discussão polêmica.. pq eu adoro uma polêmica kkkkk.

CÔCO KKK COCÔ KKK


Por favor, não queiram me esfolar depois que eu expressar minha opinião kkk, é que eu penso diferente da maioria. E a maioria, pra mim, é burra! kkkkkk. Como diria Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. E a quase unanimidade atualmente é PES.

Eu penso diferente! kkk A atual versão de PES é bastante equivalente ao FIFA09, mas as anteriores perdiam fácil. E mesmo a atual ainda perde. O problema é que todo jogador de PES é igual usuário de Firefox, usuário de Linux e programador Java. Tudo xiita! kkkkk

Eu sei, a verdade dói, mas ela precisa ser dita KKKKK. Vou enumerar alguns pontos fracos de PES:

  • O cálculo do próximo jogador a receber o passe é extremamente mal feito. Qualquer um de bom senso que já jogou PES sabe que, em determinados momentos, vc quer tocar a bola pra um cara e ele toca pra outro totalmente nada a ver que destrói TODA sua jogada.
  • Cruzamento na área: se o atacante cabeceia, é GOL! Sem discussão. Não há defesa para uma cabeçada. Resquícios do famoso International Superstar Soccer OE GOLERO! kkkk
  • Na nova versão, a animação dos personagens correndo tá muito boa, mas até a versão anterior, eles pareciam robozinhos correndo. Ó RRíVEL!
  • É um jogo que preza os maceteiros. É incrível a quantidade de macete que dá pra usar pra fazer gol mais fácil.
  • O jogo é da Konami, empresa japonesa, e o Japão é uma merda! kkkkkkkkkkkkk tá bom, mintirinha (nem tanto kkk)
    • A propósito, ceis já comeram aquele biscoito “Mentirinha”? Q merda aquilo, tem gosto de nada, é mintirinha mesmo kkkkk
  • Tem muito poucos times. Não satisfaz meu desejo de jogar com o Accrington, da terceira divisão do futebol inglês, por exemplo.
  • Não tem a malemolência do FIFA na jogabilidade.
  • Aff, cansei, é coisa ruim demais kkkkkkkkkk

E o FIFA?? É baum demais, sô! kkkk Electronic Arts sabe o q faz (o Sereburo vai me bater kkkk). O FIFA tem trocentos times. Isso pra mim já é um fator que ganha 60% da disputa. Jogar com um time da Malásia não tem preço (tinha time da Malásia no saudoso FIFA98, com aquela musiquinha do Blur no menu). O FIFA preza pelos detalhes, a animação dos personagens, os dribles incríveis, a fluidez dos movimentos, a beleza dos gráficos, os uniformes se sujando no decorrer da partida, os gritos de guerra, os hinos das seleções. Em que outro jogo eu teria a oportunidade de conhecer o hino do Azerbaijão?? PES??? De jeito nenhum. E o Manager Mode? NOOOOSSA, é demais!!

Lembro até hj do FIFA94, do FIFA96. Aqueles sim eram uma merda! kkkkkkkk. Eu só ficava apertando o botão A no meu SNES pra tentar fazer o gol. Vcs que reclamam de FIFA é pq nunca jogaram Super Copa, de SNES. Aquilo sim era jogo ruim. Qualquer dia eu posto sobre ele aqui kkk.

Enfim, pra não parecer tendencioso, vou postar alguns pontos fracos do FIFA (só se aplica às versões anteriores, pq a atual é perfeita hauuhauha):

  • FIFA98: quando vc estava ganhando no segundo tempo, o seu goleiro deixava a bola passar por baixo dele de vez em qdo. Com um pouco de “sorte”, vc tomava um gol.
  • FIFA98: quando vc estava ganhando no segundo tempo, o time adversário decidia ficar chutando a bola do meio de campo. O jogo ficava incrivelmente tedioso.
  • Todos os FIFAs: sempre tem uma opção de configuração do jogo que não é salva após o desligamento do jogo. Um exemplo disso é o botão de corrida pro joystick no FIFA07, toda vez eu tinha que configurar aquela merda.

Cabou! Num falei q FIFA era melhor?? kkkkkkk

Pronto, pessoal, já terminei, não precisam me bater mais, já deu tempo de vcs se acalmarem. Tá tudo bem agora… KKKKKKKKK

Tá tudo bem agora!
Tá tudo bem agora!